Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Tratamento e prevenção de PROBLEMAS NA COLUNA pelo método Self-Healing de Meir Schneider ou Autocura


Nesta sexta feira, dia 1 de fevereiro de 2013, foi ao ar uma reportagem especial no programa Globo Repórter da Rede Globo sobre a saúde da coluna e o que as pessoas podem fazer para melhorá-la. Um dos quadros do programa abordou o método Self-Healing e os movimentos de auto-cura com as colegas instrutoras do método Beatriz Nascimento e Marcia Mackenzie.

Ao final deste post coloco os links para você assistir o programa na íntegra.

Em nosso grupo gratúito de prática, no parque Villa Lobos, nestas semanas seguintes, além dos exercícios visuais, aproveitaremos para praticar também os exercícios para a coluna. Participem!!

Dicas para ter uma boa saúde visual e corporal – Terapeuta Tatiana Reis Gebrael

Dores e problemas na coluna atingem grande parte da população mundial. Acreditamos que uma boa porcentagem destas pessoas sofre desnecessariamente de problemas que poderiam ser prevenidos ou aliviados.

O método Self-Healing de Meir Schneider ou Autocura atua na prevenção e tratamento destes problemas por meio do movimento, massagens, e exercícios simples que aliviam as dores, aumentam a consciência corporal e a mobilidade da coluna.

Se suas costas, fracas e tensas, são usadas de maneira incorreta, com toda a probabilidade você vai acabar desenvolvendo lesões nelas, seja uma pessoa ativa ou sedentária.

Acreditamos que o movimento é a chave para uma coluna vertebral saudável, pois ele aumenta a circulação sanguínea, o suprimento de oxigênio para as células, melhora a elasticidade muscular (a capacidade de mudar da contração para o relaxamento), impedindo a rigidez e diminuindo as dores.

Entretanto, é muito importante COMO fazer o movimento. Você necessita tornar-se mais consciente de suas costas, aprender a utilizar partes pouco usadas e relaxar aquelas onde há tensão.

Em meu consultório tenho experiência com os mais diversos problemas de coluna, e todos com resultados muito positivos, quando incorporados e praticados os exercícios e técnicas do método Self-Healing na rotina e durante as sessões de tratamento.
Dra Tatiana durante uma sessão de tratamento para um paciente com problemas na coluna

Aqui trago alguns exemplos de exercícios utilizados, e que você pode praticar em casa:

·                       Um movimento inusitado que utilizamos muito em nossos programas de tratamento é o ANDAR DE COSTAS. Andar para trás pode parecer estranho, mas é um meio muito eficaz de trabalhar partes das costas pouco utilizadas e fracas, pois a vida toda somente usamos e sobrecarregamos os músculos responsáveis por nos fazer andar para frente. Aproveite e caminhe ao ar livre, e em um ambiente seguro, de costas, soltando os braços e respirando profundo, apoiando primeiro a ponta e depois o calcanhar de cada pé. Se for muito difícil começe devagar, explorando aos poucos o movimento, de maneira suave e sem pressa.

·                        A maneira como sentamos e levantamos da cadeira também influencia na saúde de nossa coluna. Primeiro pratique o exercício de sentar e levantar usando os músculos da perna já postado por mim anteriormente no blog, veja neste link: http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/01/alinhando-nossa-postura-e-nosso-olhar.html

Agora que você já praticou o exercício acima, ainda utilizando uma cadeira, sente-se, com os pés apoiados no chão e separados na largura do seu quadril. Incline-se para frente, levando suas mãos na direção de seus pés, até seu peito apoiar-se sobre as suas coxas.

Agora, estique as pernas ao se levantar da cadeira, deixando o tronco ainda para frente, ou seja, somente suas pernas farão o movimento de esticar, e você continua dobrado para frente, com as mãos indo em direção aos pés. Depois que suas pernas ficarem esticadas, desencurve as costas aos poucos, vértebra por vértebra, desenrolando o tronco e ficando em pé. Repita várias vezes este movimento.

Os exercícios com a cadeira ajudarão você a ter consciência de usar as pernas e não sobrecarregar as costas para sentar e levantar.

·                      Experimente também o exercício de coordenação motora que ajuda a alongar e soltar os músculos das costas como o que descrevi no link http://www.metodoselfhealing.blogspot.com.br/2012/09/coordenacao-motora-quebrando-tensoes.html

·                       Para soltar a coluna cervical (parte superior das costas) faça o exercício de soltura para o pescoço, como já mencionei muito aqui nas dicas. Ele pode ser acessado no link: http://www.metodoselfhealing.blogspot.com/2011/10/pescoco-relaxado-faz-bem-para-os-olhos.html

Existem muitos outros exercícios e técnicas de massagem utilizados pelo método, estes foram somente alguns exemplos do que utilizamos nas sessões no consultório e nos grupos de prática.

Caso tenha alguma dúvida sobre o seu problema em específico, ou sobre como funciona o tratamento e as sessões individuais entre em contato, estou à disposição para ajudá-los a ter uma coluna saudável e uma vida sem dores e limitações.

Quer saber mais?

Venha participar e aprender como melhorar sua saúde visual e corporal com exercícios do método Self Healing ao ar livre. Basta chegar e participar !!! É totalmente gratuito e sem compromisso!!! Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!
2 sábados por mês, das 09:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, ao lado do anfiteatro (entrada principal).
Terapeuta Dra. Tatiana L. Reis Gebrael

MAIS INFORMAÇÕES E CONTATO:
e-mail suportedratatiana@gmail.com


LINKS PARA ASSISTIR O PROGRAMA NA ÍNTEGRA:




 Entrevista com terapeuta icupacional sem cortes sobre o método de autocura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário